Kamélia desembarca em Manaus no dia 3 de janeiro

Chegada da boneca marca a abertura oficial do carnaval na capital

A tradicional boneca Kamélia, patrimônio cultural e imaterial do Estado, chega a Manaus no dia 3 de janeiro, com desembarque previsto no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, às 20h07.

Kamélia é a responsável por abrir oficialmente o carnaval da capital amazonense todos os anos, e sua recepção será feita por foliões, admiradores e representantes da cultura a partir das 20h.

A banda da Polícia Militar fará a recepção oficial no saguão do aeroporto. Em seguida, será realizada uma carreata que sairá em direção à sede do Olímpico Clube, na esquina da avenida Álvaro Maia com a Constantino Nery, com chegada estimada às 20h34.

No local, acontece o tradicional baile da ‘Chegada da Kamélia’, tendo como atrações, além da banda Demônios da Tasmânia, a banda do Couro Velho da praça 14 e a bateria da Escola de Samba Mocidade de Aparecida.

O presidente do Conselho Diretor do Olímpico Clube, Aumerinho Botelho, reforçou o protagonismo de Kamélia como um dos principais símbolos do carnaval de Manaus.

“A boneca Kamélia possui uma importância ímpar para o carnaval de Manaus. Ela, que surgiu em 1938, no auge do carnaval de salão, atravessou gerações e consolidou-se como único símbolo vivo da cidade de Manaus. Com o passar dos anos, a Kamélia foi elevada à condição máxima de representação simbólica do período momesco, tendo a honra de receber a chave da cidade e reinar oficialmente durante o nosso carnaval”, destacou.

A chegada da boneca Kamélia reafirma a força da tradição e da memória cultural do povo manauara. Símbolo vivo do carnaval de Manaus, sua recepção festiva reúne gerações, mantém vivas as raízes da folia e reforça a importância da preservação do patrimônio imaterial que atravessa o tempo, renovando a alegria e a identidade cultural da cidade a cada novo carnaval.

Fonte: diáriodacapital

Foto: Divulgação