Sindicato dos Jornalistas celebra 66 anos de luta no AM
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (Sinjor/AM) celebrou, nesta quinta-feira, 19/12, os 66 anos de sua fundação, marcados por um histórico de lutas e resistência. Durante a solenidade, os ex-presidentes da entidade foram homenageados com a reinauguração da galeria de fotografias, uma forma de reconhecer o trabalho dedicado à categoria e ao jornalismo amazonense ao longo das décadas.
“A atual direção assumiu o Sindicato em 30 de janeiro deste ano e permanecerá até 2026. Estamos vivenciando um momento de grandes transformações no jornalismo, que exigem uma compreensão profunda das mudanças para que possamos dar um novo salto na profissão. Aproveitamos este momento para fazer uma justa homenagem aos ex-presidentes que, com seu trabalho, contribuíram enormemente para o fortalecimento da nossa categoria”, ressaltou o presidente Wilson Reis.
A cerimônia contou com a presença de jornalistas que marcaram a história do Sinjor/AM. Foram homenageados os ex-presidentes Messias da Silva Sampaio (presidiu o Sindicato de 1978 a 1981), Aldisio Filgueiras (1982 a 1984) e Gabriel Costa Andrade (1990 a 1996). Também foi prestada uma homenagem póstuma ao ex-presidente César Wanderley (2006 a 2011), representado por seu filho, Felipe Wanderley.
O evento, transmitido ao vivo pelo canal no YouTube, também teve a presença de figuras importantes do jornalismo local, como o jornalista Oswaldo Lopes, diretor da TV Encontro das Águas.
A história do Sinjor/AM
Fundado em 18 de dezembro de 1958, o Sinjor/AM surgiu como fruto de movimentos anteriores de profissionais da comunicação. O primeiro presidente da entidade foi o jornalista Arlindo Porto, que ocupou o cargo de 1959 a 1963 e faleceu este ano, aos 95 anos, no Rio de Janeiro.
Ao longo de mais de seis décadas de história, o Sinjor/AM tem conquistado vitórias importantes, tanto para os jornalistas quanto para a sociedade em geral, sempre mantendo o compromisso com a defesa dos direitos da categoria.
Wilson Reis, presidente atual do Sinjor/AM, destacou que o jornalismo vive um momento de profunda transformação, com novas formas de produção e disseminação de informações, impulsionadas pela tecnologia. No entanto, ressaltou a importância de reconhecer o trabalho daqueles que, além de exercer a profissão, dedicaram seu tempo à organização da categoria, ampliando as discussões em busca de melhores condições de trabalho e de salários.
A Primeira mulher à presidência
Em mais de 60 anos de existência, o Sinjor/AM teve apenas uma mulher à frente da entidade: a jornalista Dora Tupinambá, que ocupou a presidência de 2017 a 2019.
Festa de confraternização 2024
Como parte das comemorações de fim de ano, o Sinjor/AM anunciou que está organizando a Festa de Confraternização 2024, que ocorrerá no dia 27 de dezembro, uma sexta-feira. Durante o evento, haverá sorteio de brindes, que foram gentilmente doados por empresas parceiras do estado, para os jornalistas sindicalizados que estão em dia com suas obrigações estatutárias.
“Mais detalhes sobre a confraternização serão divulgados ao longo da semana pela equipe responsável pela organização do evento”, concluiu Wilson Reis.
Fotos: Francisco Cabral
Fonte: Lauris Rocha – Rios de Notícias