26 municípios aderem ao Cidade Empreendedora ciclo 2025/26
26 municípios aderem ao Cidade Empreendedora ciclo 2025/26
Programa de desenvolvimento socioeconômico é executado pelo Sebrae Amazonas
Ações específicas são executadas focadas no fomento ao empreendedorismo e à inclusão, com o objetivo de gerar emprego, renda e novas oportunidades nos municípios. Desenvolvido pelo Sebrae Amazonas, 26 prefeituras municipais assinaram ao termo de interesse para executar o Cidade Empreendedora no ciclo de 2025 e 2026.
Municípios como Barcelos, Novo Airão, Alvarães, Tefé, Boa Vista do Ramos, Maués, Barreirinha, Silves, Parintins, Benjamin Constant, Rio Preto da Eva, Atalaia do Norte, Amaturá, Nova Olinda, Apuí, Eirunepé, Ipixuna, Humaitá, Nhamundá, Manicoré, Careiro da Várzea, Beruri, Fonte Boa, Carauari, Coari e Jutaí manifestaram interesse em executar o programa. Edital de chamamento público foi encerrado no dia 31/01.
No total, 26 municípios pretendem implantar o programa. A assinatura do termo de interesse é uma das etapas fundamentais para a atuação do programa. A partir da adesão ao edital de chamamento público, a equipe técnica do Sebrae-AM realiza uma oficina de mapeamento de demandas a fim de elaborar um plano de trabalho participativo. Nessa etapa, o secretariado de cada município levanta as principais necessidades locais para definir as ações a serem implementadas.
Até o momento, essas oficinas já foram realizadas em Barcelos, Silves, Novo Airão, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Rio Preto da Eva, Alvarães e Tefé. As próximas estão previstas para fevereiro nas demais localidades. Após essa fase, é formalizada a parte contratual com cada prefeitura, dando início à execução dos ciclos de atuação do programa.
Para o gerente da Unidade de Empreendedorismo no Interior (UEI) do Sebrae-AM, Luan Menezes, a implementação do programa é essencial tanto para a criação de políticas públicas quanto para o fortalecimento do desenvolvimento social e econômico nos municípios.
“Nosso objetivo é garantir que cada município tenha suporte técnico e estratégico para desenvolver políticas públicas eficazes, alinhadas às vocações e potencialidades de cada território”, explica o gerente.
No Amazonas, o programa já beneficiou mais de 20 mil pessoas em 20 municípios durante o ciclo 2023 e 2024, com a execução de mais de 900 ações em 10 eixos estratégicos. As iniciativas estão alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Os eixos estratégicos são: Gestão e Políticas Públicas; Lideranças Locais e Governança; Simplificação; Sala do Empreendedor; Compras Públicas e Acesso à Crédito; Empreendedorismo; Inclusão, Identidade, Vocações e Mercado; Inovação; e Resiliência Climática e Sustentabilidade.
Já as ODS correspondentes incluem: Trabalho decente e crescimento econômico; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Parcerias e Meios de Implementação; Indústria, Inovação e Infraestrutura; Fome Zero e Agricultura Sustentável; Educação de Qualidade; Erradicação da Pobreza; Consumo e Produção Responsáveis; Água Potável e Saneamento; Energia Limpa e Acessível; Consumo e Produção Responsáveis; Ação Contra a Mudança Global do Clima; e Vida Terrestre.
Fotos: Chicão Marques