Deputado Adjuto Afonso entrega Diploma “Mulher Cidadã Amazonense” para diretora do HPS 28 de Agosto
A enfermeira Júlia Marques, gestora da unidade, foi uma das homenageadas pelo parlamento nesta quarta-feira, em alusão ao Dia Internacional da Mulher
A diretora do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, Júlia Marques, foi uma das homenageadas neste Dia Internacional da Mulher, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Ela recebeu o Diploma “Mulher Cidadã Amazonense”, a partir de uma indicação do deputado Adjuto Afonso (União Brasil), em solenidade que reuniu um time de mulheres que se destacam em trabalhos diversificados junto à sociedade.
O parlamentar justificou a indicação por ter conhecimento do trabalho da gestora à frente de um hospital classificado como maior unidade na linha de frente do enfrentamento ao Covid-19. “Com certeza foi um dos maiores desafios da diretora e de outros profissionais também da área da saúde. A enfermeira Júlia representa aqui, hoje, as mulheres que atuaram na linha de frente dessa pandemia. Mas tenho conhecimento também de outros destaques dela na unidade, e considero muito justa essa homenagem”, disse o deputado.
“Hoje é um dia de reflexão. Um dia em que a gente externa com mais carinho, mais amor, com mais força, e que a gente se fortalece. As mulheres têm que lutar muito mais do que os homens para poder ter o seu espaço. Eu, como diretora do 28 de Agosto, que por muitos anos foi administrado por homens, fico feliz com essa homenagem e esse reconhecimento do deputado Adjuto Afonso e do parlamento de forma geral. A gente mostra a nossa força em todos os setores, mas na saúde, principalmente, porque trabalhamos diretamente para salvar vidas” disse a diretora.
Na gestão atual, o HPS 28 de Agosto, unidade especializada em atendimento de urgência e emergência em áreas diversas, totalizou 7.216 mil procedimentos cirúrgicos no ano de 2022. O hospital também vem se destacando como case de sucesso do Projeto Lean nas Emergências, do Hospital Sírio-Libanês, que reduziu o tempo de permanência do paciente e taxa de ocupação. O projeto foi implementado em 2020 pelo governo do Amazonas, na gestão do governador Wilson Lima (União Brasil), em parceria com o hospital paulista e o Ministério da Saúde, para pôr fim às macas em corredores de unidade hospitalar, além de agilizar o atendimento na urgência e emergência.
Júlia Marques é formada em Enfermagem pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e completa neste mês de março 25 anos de graduação. É pós-graduada em Administração Hospitalar, pela Fundação Getúlio Vargas; em Gestão das Clínicas do SUS, pelo Hospital Sirio Libanes; e, atualmente, faz mestrado em Saúde Pública pela Universidade de Estado do Amazonas (UEA). Já atuou em Eurinepé, depois no Hospital Cecon e Beneficente Portuguesa. Em 2004, assumiu a direção do SPA Eliameme Mady, até 2017. Em seguida, assumiu o Hospital e Pronto Socorro da Criança da Zona Oeste, permanecendo até agosto de 2020. A partir daí assumiu o HPS 28 de Agosto onde permanece até os dias atuais.
O Diploma “Mulher Cidadã Amazonense” é destinado a agraciar mulheres que no Estado do Amazonas, contribuam para o pleno exercício da cidadania, em razão de seus relevantes serviços prestados à sociedade. A iniciativa da homenagem foi da Comissão da Mulher, da Família e do Idoso (CMFI), instituída pela Resolução Legislativa 831, de 15 de dezembro de 2021, presidida pela deputada Alessandra Campêlo (PSC).
Fotos: Ney Xavier