Governador Wilson Lima confirma projeto social em parceria com a CBF no Amazonas
Ação Gol do Brasil será voltada para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade
Durante o treino da Seleção Brasileira feminina de futebol na Arena da Amazônia, nesta terça-feira (23/11), o governador Wilson Lima destacou avanços no projeto Gol do Brasil, iniciativa do Governo do Estado em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Na coletiva de imprensa realizada no estádio, o governador deu detalhes sobre a estrutura preparada para a realização das partidas, válidas pelo Torneio Internacional de Futebol Feminino. A competição começa nesta quinta-feira (25/11), segue até o dia 1º de dezembro e reúne a Seleção Brasileira feminina e as equipes da Índia, Venezuela e Chile.
De acordo com o governador Wilson Lima, além da retomada gradual de grandes eventos esportivos e culturais pelos baixos indicadores da pandemia de Covid-19, o Governo do Estado tem trabalhado para desenvolver projetos de relevância como o Gol do Brasil.
“É um programa muito interessante da CBF, o Gol do Brasil, com participações de algumas ex-jogadoras e ex-jogadores da Seleção Brasileira no início do projeto, e professores de Manaus que serão qualificados para o Gol do Brasil, que vai acontecer aqui em Manaus e no município de Autazes”, destacou.
A CBF vai conceder 32 licenças S (Social) da CBF Academy para preparar profissionais da rede estadual de Manaus, e outros 8 profissionais serão credenciados pela Prefeitura de Autazes. O objetivo é qualificar os profissionais que desejam atuar no projeto na condição de professor, facilitador, coordenador e/ou estagiário.
Gol do Brasil – O governador Wilson Lima assinou, no dia 29 de outubro, um termo de cooperação técnica com a CBF para implantar o Projeto Gol do Brasil, que é uma ação social da CBF voltada para crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade.
O projeto é norteado pelas habilidades de vida, preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS): autoconhecimento, relação interpessoal, pensamentos crítico e criativo, empatia, resolução de problemas, tomada de decisão, lidar com emoções e estresse e comunicação eficaz. A meta é desenvolver cidadãos preparados para a vida além dos gramados, através do futebol.
FOTO: Lucas Silva / Secom