Governo reuni para decidir sobre os preparativos do Festival Folclórico de Parintins 2022

O Governo do Amazonas começa os preparativos para o 55° Festival Folclórico de Parintins nesta sexta-feira, 25/2, quando realiza a primeira reunião que visa debater a operacionalização da festa dos bumbás Caprichoso e Garantido. O encontro vai ocorrer na sede do Governo do Amazonas, localizada no bairro Compensa, zona Oeste de Manaus.

Fontes confirmaram à Folha de Parintins que os preparativos começam a ser debatidos na tarde desta sexta-feira, a partir das 15 horas – entre esses, o evento de lançamento do Festival Folclórico de Parintins 2022, que acontecerá no próximo dia 11 de março, e detalhes da temporada dos ensaios dos bumbás em Manaus.

Integrantes de várias secretarias do Governo, entre elas a Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), de Cultura e Economia Criativa (SEC) e a pasta de Segurança Pública estarão entre os presentes na reunião.

A expectativa em torno da realização do Festival aumentou bastante nas últimas semanas, desde que o governador do Amazonas, Wilson Lima, disse que a festa poderia ser realizada, mas que o cenário epidemiológico e a cobertura vacinal seriam fatores determinantes para a realização da disputa centenária.

Hoje, Parintins tem uma cobertura vacinal acima de 90% (em todas as doses). A preocupação, dos órgãos sanitários, fica por conta dos turistas que devem ir à Ilha, que há dois anos não realiza o Festival Folclórico.

Com um impacto financeiro sem precedentes, a realização da disputa de Caprichoso e Garantido vai movimentar a economia da Ilha. “Os artistas, a cidade e a economia. Precisamos dessa festa. Claro que não podemos ser irresponsáveis, mas estamos vendo shows, jogos de futebol e outros eventos com público pelo Brasil afora e por que não podemos realizar o Festival de Parintins?”, questionou o prefeito em entrevistas concedidas aos veículos de imprensa da Ilha nesta semana.

Fonte: folhadeparintins.com.br

Foto: Heroldo Linhares/Cabocla Amazônia