Guardiões do boi: Vaqueirada do Boi Garantido ergue as lanças para mais um Festival Folclórico
Parintins – “Tem coisa mais linda do que proteger nosso amado Garantido?”, resume o que é a vaqueirada o vaqueiro de “primeira viagem”, MA Medeiros.
O novo vaqueiro explica que respondeu a convocação do Boi para ser vaqueiro e, mesmo tendo “entrada” na arena como compositor, resolveu se inscrever para realizar um sonho. Porém, estar na Vaqueirada também é uma forma de homenagear o amigo Rafael Marupiara, compositor da icônica toada “O Vaqueiro”, que faleceu vítima da Covid-19.
“Vaqueirada é um item maravilhoso, tradicional e que tem belas toadas. Vamos evoluir com “O Vaqueiro” e será emocionante”, resume o novo integrante do item coletivo.
Ele, que faz parte de tradicional família encarnada, é um dos 40 vaqueiros do Boi Garantido, que ajustam os detalhes finais para a participação no 55° Festival Folclórico de Parintins. Os guardiões do boi, item n° 18, entrarão inovadores na arena, de acordo com a coordenação.
Entre os vaqueiros da Baixa está Tânia Lira, a única integrante mulher atualmente entre os Guardiões do Boi. Segundo ela, isso vem de raiz. O pai e o irmão faziam parte da Vaqueirada e hoje ela segue a tradição familiar.
“Me sinto feliz em poder estar entre eles realizando o meu sonho”, disse completando que, além de brincar na vaqueirada, ela costura e produz adereços.
O item também tem membros de outros lugares, como Ney Cardoso, estreante da Vaqueirada, que destaca que a expectativa é grande para viver o momento tão esperado. “Ouvi no rádio que estavam querendo vaqueiros e fui correndo fazer a inscrição. Hoje, estou aqui e será o primeiro ano na vaqueirada. Estou ansioso, emocionado e não vejo a hora de pisar no bumbódromo e esbanjar esse amor dentro de mim, pois sou apaixonado pelo Garantido”, declarou.
Inovação
Neffe Tales, vaqueiro há três anos, destaca que o Garantido trará uma Vaqueirada inovadora para a arena. “A Vaqueirada vai surpreender o público e o contrário. Seremos revolucionários com criatividade, indumentárias e coreografias”, adiantou.
Preparo
Ele também enfatizou que é necessário ter preparo físico e psicológico para resistir as três noites de apresentação, pois cada lança pesa cerca de 40 a 50 kg. “Os cavalinhos, indumentárias e o tempo de evolução somam para que esse peso redobre”, finalizou.
Salomão Amaral, um dos coordenadores da Vaqueirada, explica que os vaqueiros guardam o Garantido, evoluindo ao redor dele, com lanças e cavalos.
Ele também aponta os quesitos julgados. “Somos avaliados em três segmentos: definição, méritos e elementos comparativos. Dentro disso estão inseridas beleza, coreografia, indumentárias e sincronia entre os elementos. Então não é simplesmente fazer um círculo ao redor do boi, existe todo um trabalho e preocupação em apresentar um ótimo trabalho”, disse.
Ele completa que esse ano o trabalho foi realizado em conjunto com artistas e costureiras e garante que o item 18 está preparado.
Fotos: Paulo Sicsu