50 anos de tradição: Em noite histórica, Alvorada do Boi Garantido arrasta multidão de torcedores pelas ruas de Parintins
A3 Alvorada iniciou na Cidade Garantido e finalizou na frente da Catedral ao amanhecer
Na madrugada desta quinta-feira (1º), milhares de torcedores avermelharam as ruas de Parintins durante a 50ª edição da Alvorada do Boi Garantido. A celebração teve início no Curral Lindolfo Monteverde, na Cidade Garantido, e seguiu até a Catedral de Nossa Senhora do Carmo, ao som da batucada e do trio elétrico.
O Show da Alvorada, com todos os itens oficiais presentes e toadas antológicas e toadas novas na ponta da língua da galera vermelha e branca que lotou o Curral. A Alvorada do Garantido é uma das maiores manifestações populares de rua de Parintins, realizada desde 1975, idealizada por Paulinho Faria, Jair Mendes, Zezinho Faria e João Batista Monteverde.

O evento costumava marcar o início dos ensaios do Garantido, tradicionalmente no Arraial de São José Operário, e relembra as antigas brincadeiras de boi, lideradas por Mestre Lindolfo Monteverde. A festa é reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Amazonas pela Assembleia Legislativa (Aleam).
O presidente do Boi Garantido, Fred Goes, celebrou o sucesso de mais uma Alvorada e destacou o clima de união na Cidade Garantido, elemento fundamental na caminhada rumo ao 33º título do Festival de Parintins.

“A energia da 50ª Alvorada mostrou que o povão vermelho e branco está mais unido do que nunca. Essa união é a força que nos impulsiona na busca do nosso 33º título. Relembrando a toada ‘Boi Bonito’, do poeta Chico da Silva, o Garantido veste a luz da tradição e isso é motivo de para toda nação vermelha. Seremos campeões”, afirmou Fred Goes.
Após o show, os torcedores tomaram as ruas da Baixa, seguindo o trajeto tradicional de 2,5 quilômetros até a Catedral, passando pelas ruas Lindolfo Monteverde, São Benedito e avenida Amazonas. A festa se estendeu até as 7h da manhã de quinta-feira.

Ainda nesta quinta-feira, o Boi do Povão participará do Arraial de São José Operário, padroeiro da Baixa, dos trabalhadores e também do Boi Garantido.
📸: Leonardo dos Santos