Adjuto Afonso é eleito Secretário Geral do Bloco Brasileiro da União de Parlamentares do Mercosul
Amazonas ganha representatividade com quatro parlamentares integrando o Bloco do Mercosul
O deputado Adjuto Afonso (União Brasil/AM) foi eleito na última quarta-feira (22) Secretário Geral do Bloco Brasileiro da União de Parlamentares Sul Americanos e do Mercosul (UPM). A eleição aconteceu em Assembleia Geral Ordinária da entidade, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), de forma híbrida (presencial e virtual). o deputado Ivan Naatz (PL-SC) foi reeleito presidente do colegiado para o biênio 2023-2024. Ainda do Amazonas, o deputado George Lins (União Brasil/AM) ficou com a vice-presidência.
“Fico feliz em mais uma vez fazer parte dessa entidade que discute os interesses de nosso país junto aos demais países associados, e por mais deputados amazonenses também estarem fazendo parte do colegiado da UPM, que se manifesta através dos Blocos Nacionais existentes em todos os países que a compõem. Até o mês de abril, a UPM organizará um grande evento com a reunião de parlamentares do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Vamos convidar setores do Polo Industrial de Manaus e da Federação das Indústrias para ampliar as relações comerciais entre os países vizinhos, expondo produtos fabricados na Zona Franca”, disse o deputado Adjuto Afonso.
Os deputados João Luiz (Republicanos/AM) e Alessandra Campêlo (PSC/AM) também foram eleitos como membros do Parlamento Mercosul e atuarão na Coordenação Regional por Estado. A nova diretoria, conforme a chapa única apresentada, é integrada ainda pelos deputados Carlos Humberto (PL-SC) como Segundo Vice-presidente; deputado Fernando Krelling (MDB-SC), Secretário-Adjunto; deputado Rodrigo Minotto (PDT-SC), Diretor Financeiro; e, deputado Altair Silva (PP-SC), Diretor Financeiro-Adjunto. Como Coordenadores Regionais por Estado ficaram definidos, ainda, Adriana Lara (PL/RS) e Kelly Moraes (PL/RS); e, Marcius Machado (PL/SC) e Marcos José de Abreu (PSol/SC).
O Bloco Brasileiro da União de Parlamentares Sul Americanos e do Mercosul-UPM é a entidade que coordena as atividades de deputados estaduais brasileiros em assuntos que dizem respeito ao Mercado Comum do Sul-Mercosul. Fundado em 2001 e com sede na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, tem atuado na integração dos povos do sul da América do Sul nos mais diversos assuntos, interagindo com os demais Blocos da UPM dos países do Mercosul e com entidades congêneres.
Com informações da UPM Brasil