ADS apoia a comercialização do cereal nas Feiras de Produtos Regionais 

Dia Nacional do Milho:

Mais de 30 pessoas entre produtores e feirantes comercializam o milho e seus derivados nas feiras da ADS 

O Dia Nacional do Milho, celebrado nesta quarta-feira (24/05), busca incentivar o cultivo e consumo do cereal, que além de nutritivo e com diversos benefícios para a alimentação, também agrega um valor cultural e comercial de destaque. 

Nas Feiras de Produtos Regionais do Governo do Estado, realizadas pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), o milho e seus derivados são facilmente encontrados, uma boa oportunidade para as festividades do período junino que inicia no próximo dia 1º de junho.  

Segundo o gerente de feiras, Diego Augusto, é possível encontrar o cereal em todas as feiras da ADS. “É possível encontrar o milho em todas as feiras da ADS. Já seus derivados como a pamonha e canjica, são comercializadas no Shopping Ponta Negra, Povos da Amazônia, Praça do Dom Pedro, Anfiteatro da Ponta Negra, Sumaúma e no Centro de Convivência”, destacou. 

Atualmente, as feiras possuem aproximadamente 30 produtores que comercializam o milho-verde em sacolinhas contendo sete unidades, o valor varia de R$ 8,00 a R$ 10,00 e cerca de três feirantes que se enquadram na economia solidárias e que vendem entre os derivados do milho a canjica, a pamonha e o bolo.

A participante das edições de feiras do Sumaúma Park Shopping, Shopping Ponta Negra e Centro Cultural Povos da Amazônia, Franciane Rocha, 25 anos, é produtora rural juntamente com a família em Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus), há mais de 10 anos, e o milho é um dos produtos que ela mais comercializa neste período junino. 

“O milho gera renda pra gente ao longo do ano todo, mas a época que mais a gente vende o milho-verde é agora no mês de junho, na festa junina”, salientou. 

A venda do cereal nas edições de feiras representa cerca de 0,01% do faturamento. O número é significativo, considerando que a quantidade de feirantes do segmento não é tão expressiva quanto as dos demais produtos, mas é no mês junino que o número cresce positivamente, que pode ser considerado até como o décimo terceiro dos produtores que comercializam milho e seus derivados. “A comercialização do milho fica mais intensa a partir do mês de junho, o que representa 5% em cima do faturamento de nossas feiras”, explicou Diego.

Uma das responsáveis pela comercialização dos derivados do milho é a feirante Regina Marinho, 46 anos, que comercializa canjica, pamonha e milho cozido. Os itens são vendidos na feira da ADS realizada no Sumaúma Park Shopping, no Shopping Ponta Negra e no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola. Ela fala sobre a importância do produto em sua vida. 

“Depois que passei a trabalhar com o milho tudo mudou, para mim não pode faltar. Eu tenho os meus clientes, eu trabalho só com o milho, então ele é fundamental na minha vida. Ele não pode faltar porque é daqui que eu tiro meu ganha-pão”, explicou.  

FOTO: Yasmim Negreiros / ADS