Comunidade da RDS do Uatumã promove festa com apresentações culturais, shows e gastronomia voltada ao tucumã e caju

Famosa Festa do Cajumã acontece dia 26 de agosto, na Comunidade São Francisco das Chagas do Caribi

A famosa Festa do Cajumã, realizada na Comunidade São Francisco das Chagas do Caribi, localizada na Reserva do Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, entre os municípios de São Sebastião do Uatumã e Itapiranga, ganha uma nova edição no dia 26 de agosto.

Nascida há cinco anos, por iniciativa da comunitária Elizângela Cavalcante, a festa tem visto crescer o número de visitantes. Ano passado, foram 17 barcos vindos de Itapiranga que atracaram na comunidade levando dezenas deles. Todos em busca de uma verdadeira imersão na vida ribeirinha e pelo contato com a natureza.

A RDS do Uatumã (distante 350 quilômetros da capital Manaus) abriga aproximadamente 400 famílias, espalhadas entre 22 comunidades ao longo de 220 quilômetros de rio. A Festa do Cajumã celebra a fartura da RDS e o tempo do caju e do tucumã, frutas típicas da região.

“Eu queria aproveitar as frutas.  Meu problema era só não desperdiçar as frutas. Falei: ‘Bora fazer uma noite alegre na comunidade?’. Depois convidamos pessoas de outras comunidades também. Hoje em dia vem muita gente de Manaus para a festa”, conta Elisângela.

Os visitantes, na sua maioria, ficam hospedados nos próprios barcos de passeio, mas desde 2019 a Comunidade São Francisco das Chagas do Caribi conta com a Pousada “Paraíso do Uatumã” como opção de hospedagem. O local é gerido pelos comunitários.

“É um dia muito especial. Vai ter degustação de pratos típicos e drinks, esporte, desfile, karaokê, além de várias brincadeiras, como a derrubação do mastro, atividade voltada só para os visitantes. A festa vai até o amanhecer do dia seguinte”, destaca Elisângela.

Programação

Os visitantes podem ir de barco ou de carro até Itapiranga (distante 339 quilômetros de Manaus) no dia 24 de agosto. A organização do evento orienta que quem for de barco da capital, saia do Porto de Manaus no horário das 17h.

Na sexta-feira, dia 25 de agosto, os visitantes partem de barco rumo à Comunidade São Francisco das Chagas do Caribi, aproveitando para se deslumbrar com as paisagens da RDS do Uatumã. No dia 26 à noite acontecem os festejos e no domingo, dia 27, todos retornam.

“No sábado pela manhã todos são recebidos com um farto café da manhã, todos interagem. Depois disso temos várias programações na agenda, como torneios esportivos, visita na Casa da Farinha, em um contato direto mesmo com os comunitários. À tarde mais degustação de pratos típicos e à noite o festejo propriamente dito”, detalha Elisângela. 

Os interessados em conhecer mais detalhes da Festa do Cajumã e se informar sobre pacotes para o evento podem entrar em contato pelo telefone (92) 98447-9996.