Feiras da ADS comercializam alimentos essenciais para evitar mal-estar e desidratação

Especialista orienta que água de coco, melancia, limão, couve, hortelã e gengibre ajudam a manter a hidratação

Prezando pelo bem-estar e saúde dos amazonenses, as Feiras de Produtos Regionais, realizadas pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) do Governo do Amazonas, disponibilizam alimentos saudáveis e frescos que podem evitar a indisposição, além de contribuir para que consumidores mantenham uma vida mais saudável. 

Habituada aos familiares e clientes que procuram seus produtos com frequência nas feiras, a produtora Diana Silva compartilhou uma receita caseira que costuma fazer em casa. “Minha receita para evitar a indisposição e desidratação é a hortelãzinha, o limão, a couve e a água de coco. Bate tudo no liquidificador, coa e toma pela manhã, depois do almoço e depois do jantar. Pode ser três vezes ao dia. É batata!”.   

Algumas das sensações físicas desagradáveis mais frequentes após grandes esforços físicos causados pelo Carnaval, por exemplo, são: fadiga, dor de cabeça, náuseas, sensibilidade à luz e tonturas, motivados por desidratação, ressaca, enxaqueca ou por problemas no estômago. 

Para esses sintomas, a nutricionista da ADS, Fabiana Cunha, explica que a água de coco, a melancia, o limão, a couve, além da hortelã e do gengibre auxiliam na rápida recuperação. 

“A água de coco ajuda na reposição do potássio. Já a melancia contém muita água e, o açúcar dela ajuda na reposição de glicose. A hortelã e o gengibre, quando consumidos em chás ou sucos, ajudam no alívio das dores estomacais e enjoos. O chá de boldo é bom para estimular o funcionamento do fígado, eliminando a sensação de mal-estar”, salienta.  

Ainda de acordo com a especialista, para a melhor recuperação é importante consumir alimentos ricos em antioxidantes e com compostos anti-inflamatórios. “Os vegetais escuros, como a couve, têm o papel muito importante de desintoxicação, as frutas cítricas combatem os radicais livres, como limão, laranja e a tangerina”, ressaltou.

A feirante Diana Silva, juntamente com sua família, disponibiliza limão, couve e hortelã todos os domingos na feira localizada no Complexo Turístico da Ponta Negra, no estacionamento em frente ao anfiteatro, das 6h às 12h. Em outras edições também é possível encontrar, além dos produtos citados, a melancia, o gengibre e o chá de boldo cultivados por ela e outros agricultores apoiados pelo Governo do Estado.  

Veja o calendário de feiras da ADS: 

Terças-feiras

– Sumaúma Park Shopping (Cidade Nova) / Das 14h às 19h; 

– Manaus Plaza Shopping (Chapada) / Das 14h às 19h. 

Quartas-feiras

– Estacionamento do Shopping Ponta Negra / Das 15h às 19h; 


Quintas-feiras

– Manaus Plaza Shopping (Chapada) / Das 14h às 19h; 

– Praça de alimentação, na rua José Bonifácio (Dom Pedro) / Das 14h às 19h; 


Sábado

– Centro Cultural dos Povos da Amazônia (Bola da Suframa) / Das 5h às 11h; 

– Comando Geral da Polícia Militar (Petrópolis) / Das 5h às 11h; 

– Centro de Convivência Padre Pedro Vignola (Cidade Nova) / Das 5h às 11h; 

– Rodovia AM-010, Km 29 (sentido Rio Preto da Eva) / Das 7h ao meio-dia. 

Domingo 

– Complexo Turístico da Praia da Ponta Negra, no estacionamento em frente ao anfiteatro / Das 6h ao meio-dia 

– Rodovia AM-010, Km 29 (sentido Rio Preto da Eva) / Das 7h ao meio-dia. 

FOTO: Marcus Bessa/ADS e Ruth Jucá/ADS