Inédito! Manaus será palco da Copa do Mundo Feminina de 2027
FIFA anunciou o Brasil como sede e a capital amazonense será uma das subsedes na primeira edição do Mundial Feminino realizada na América do Sul
Capital do estado da Federação de Futebol mais inclusiva do país, Manaus será palco da Copa do Mundo Feminina de 2027. Na madrugada desta sexta-feira (17), o Brasil foi escolhido como sede da Copa do Mundo Feminina de 2027. A escolha foi anunciada pelo presidente da FIFA, Gianni Infantino, após votação em que o Brasil superou a candidatura tripla formada por Alemanha, Holanda e Bélgica conseguiu 78 votos.
O presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Ednailson Rozenha falou sobre a responsabilidade de poder receber um evento dessa magnitude e exaltou o orgulho do futebol amazonense por ser mais uma vez palco de um evento esportivo histórico e tão representativo.
“Com a gestão ‘A Floresta É A Bola da Vez’, reafirmamos nosso compromisso com a inclusão e a igualdade de oportunidades. Vamos aproveitar este momento para inspirar uma nova geração de atletas, empoderar nossas mulheres e promover nosso estado de maneira inclusiva. Que honra ser amazônida, que honra fazer futebol no Amazonas, estamos prontos para fazer história, nós somos a história”, declarou.
Com o compromisso de dar vez e voz às mulheres e aos povos tradicionais e alinhada ao desempenho da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a gestão “A Floresta É A Bola da Vez” da FAF tem atuado direta e indiretamente para promover a igualdade de oportunidades e a inclusão feminina em um esporte ainda rodeado de preconceitos.
Animado com a escolha, o mandatário da entidade estadual destacou a atuação da CBF na candidatura que alcançou expressiva nota na avaliação da FIFA e levou o Brasil à se tornar o primeiro país da América do Sul a receber a Copa do Mundo Feminina.
“Nossa cidade, conhecida por sua beleza natural e riqueza cultural, agora será palco de um dos eventos mais importantes do esporte mundial. Nosso país se torna o primeiro da América do Sul a receber a Copa do Mundo Feminina. Esta conquista é um reconhecimento ao trabalho árduo e à dedicação de todos que acreditam no potencial do futebol feminino, em especial à Confederação Brasileira de Futebol em nome do presidente Ednaldo Rodrigues, por defender um futebol que ultrapassa as quatro linhas. Vamos mostrar ao mundo a força das mulheres em todas as esferas da vida”, revelou o mandatário.
Escolha inédita
Esta será a primeira vez que a Copa do Mundo Feminina será realizada na América do Sul. A 10 ª edição do Mundial Feminino terá 32 países e será disputada em dez cidades brasileiras. Além de Manaus, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo também receberão a principal competição de seleções do mundo.
Pela primeira vez na história, a escolha da sede foi realizada de uma forma ainda mais democrática. Desta vez, todas as mais de 200 federações nacionais tiveram direito a participar da eleição eletrônica. Antes, a decisão era tomada apenas por 36 integrantes do antigo Comitê Executivo. Na Tailândia, 207 países votaram nesta sexta-feira. Apenas os quatro países candidatos não votaram.