Manaus inaugura novo laboratório automatizado de diagnóstico de parasitas que reduz tempo de análise para 5 minutos
Entrou em operação na manhã de hoje (14), o quarto laboratório da rede pública municipal de saúde de Manaus a utilizar o Diagnóstico Automatizado de Parasitas Intestinais (Dapi), que reduz o tempo de análise e dos resultados dos atuais exames de 2 a 12 horas, para apenas 5 minutos.
A nova unidade – Laboratório Distrital Norte (LDN) Professor Manoel Bastos Lira – está localizada na USF Balbina Mestrinho, no bairro Cidade Nova, e tem capacidade de realizar até 500 exames por dia, com a tecnologia desenvolvida inteiramente no Brasil, por meio da parceria entre a Bio Brasil, empresa que integra o Grupo Bringel, e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ao longo de 15 anos de pesquisa.
De acordo com a biomédica e gerente de engenharia clínica da OP Medical, empresa que também faz parte do Grupo Bringel e responsável pela implantação do sistema nos laboratórios de Manaus, Ranna Gato, além da economia de recursos, a celeridade nos resultados permite o atendimento e o diagnóstico de um número maior de pessoas.
A especialista explica ainda que o Dapi já é utilizado, desde junho deste ano, em outros três laboratórios municipais (distritais Sul, Leste e Oeste) e neste período foram realizados cerca de 15 mil exames parasitários.
“Também é importante destacar que fazemos a gestão de toda parte de parasitologia dos laboratórios, com resultados mais confiáveis e mais higiênicos tanto para o paciente na coleta, quanto para os profissionais”, afirmou Ranna Gato, ao acrescentar que a automatização permite que o paciente recebe os resultados on-line e possa iniciar o tratamento, quando necessário, com mais rapidez e eficácia.
Para conhecer mais sobre o Diagnóstico Automatizado de Parasitas Intestinais (Dapi), projetos e ações da Bio Brasil, acesse https://bio-brasil.com/.