Neilo Batista presidente da Concultura destaca edital Pnab-Manaus 2024 uma grande oportunidade para os artistas da cultura.

Nossa equipe de reportagem Cabocla Amazônia, esteve com o presidente da Concultura Neilo Batista, pra falar sobre o Edital Macro da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB-MANAUS).

O Edital foi lançado na sexta feira 30/8 pela Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura) gestor do Fundo Municipal de Cultura (FMC). Neilo destacou que é uma grande
oportunidade da participação de artistas, produtores e fazedores de cultura, com a geração de emprego e renda da economia popular, por meio dos editais da Pnab-Manaus nessa primeira etapa beneficiando 188 propostas de projetos culturais. Ele ressaltou ainda o processo de transparência e consulta popular desde o princípio das escutas públicas até a elaboração do edital.

O prazo de inscrição acontece de 31/8 a 19/9, até às 16h, por meio do link de cadastro, inscrição e acesso ao edital Macro da Pnab-Manaus que pode ser consultado pelo site do conselho, https://concultura.manaus.am.gov.br/pnab-manaus, na plataforma Prosas indicado no edital.

O Presidente Neilo Batista falou que foi realizado uma busca total
“Buscamos exaustivamente a participação de artistas periféricos e indígenas, indo até as comunidades ribeirinhas e bairros mais distantes no entorno de Manaus, com as buscas ativas e realizando cadastros para garantir a participação desse público carente”.

Este é o primeiro dos vários editais da Pnab-Manaus que serão lançados pela Concultura.
O valor total disponibilizado para esse edital é de R$ 4,7 milhões, dividido entre as categorias descritas, com o objetivo de incentivar as diversas formas de manifestações culturais do município de Manaus.

Deste modo, o Concultura, gestor do Fundo Municipal de Cultura, no uso das atribuições legais que lhes foram conferidas por meio da Lei nº 710, de 3 de setembro de 2003, alterada pela Lei nº 1.776, de 1º de outubro de 2013, torna público o presente edital, elaborado com base na Lei nº 14.399/2022 (Lei Pnab), na Lei nº 14.903/2024 (Marco regulatório do fomento à cultura), no Decreto nº 11.740/2023 (Decreto Pnab), no Decreto nº 11.453/2023 (Decreto de Fomento) e na Instrução Normativa Minc nº 10/2023 (IN) Pnab de Ações Afirmativas e Acessibilidade).

Pra finalizar nosso bate-papo, o presidente Neilo Batista deixou sua mensagem de incentivo para os artistas produtores e fazedores de cultura.

” Leiam e escrevam seus projetos, acreditem no edital, se inscrevam, não existe carta marcada.
São os avaliadores que irão escolher os projetos, não temos interesse em beneficiar projeto algum o interesse é coletivo, que ganhe os melhores projetos, e que a gente use os recursos da Política Nacinal Aldir Blanc para transformar e fortalecer a cultura da nossa cidade”, finalizou o presidente.

Observação:

Não será aceita nenhuma inscrição protocolada no Fundo Municipal de Cultura ou enviada por via postal.

A REDAÇÃO

Fotos: Divulgação