PL de Allan Campelo, que cria do Dia Municipal do Esporte Paralímpico, é aprovado na CMM

Data será celebrada no dia 20 de setembro, caso o projeto seja sancionado pelo Executivo Municipal

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) votou nesta segunda-feira (19/02), e aprovou por unanimidade o Projeto de Lei (PL) nº 679/2021, de autoria do vereador Allan Campelo (Podemos), que inclui no calendário oficial de Manaus o Dia Municipal do Esporte Paralímpico. Agora, o PL segue à sanção do Prefeito de Manaus.
A data a ser celebrada anualmente será o dia 20 de setembro, véspera do Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, e tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do desenvolvimento dos meios de inclusão. 
Para Allan, o que o motivou a elaborar o PL e prestar homenagem aos paratletas amazonenses é que, independentemente de algumas limitações, os esportistas conseguem se destacar na área do esporte. 

“Esse projeto é muito importante. O esportista paralímpico precisa ser valorizado e reconhecido, haja vista que nas Paralimpíadas, esses paratletas trazem dez vezes mais medalhas que os esportistas convencionais”, reforçou Campelo. 

O vereador destaca que, no Amazonas, há diversos paratletas com renome nacional e internacional, tendo integrado, inclusive, a seleção brasileira e até conquistados medalhas, como os paratletas Lucas dos Santos e Maria de Fátima, ouro e bronze, respectivamente, nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, no Chile.
Allan lembra que, nos últimos três anos, a delegação do Amazonas trouxe para o estado mais de 100 medalhas conquistadas nas Paralimpíadas Escolares, disputadas em São Paulo. O evento reúne jovens paratletas em idade escolar de todo o país.

Texto: Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Mauro Pereira – Dicom/CMM