Presidente do TRE/AM é homenageado com a Medalha “Ruy Araújo”, pelos relevantes serviços prestados ao Amazonas
Em Sessão Especial realizada na manhã desta terça-feira (21), na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AM), desembargador Jorge Manoel Lins, foi homenageado com a Medalha “Ruy Araújo”, pelos relevantes serviços prestados ao Estado do Amazonas. A concessão da comenda foi do então deputado estadual Belarmino Lins, mas a saudação foi feita pelo deputado George Lins, por meio de solenidade presidida pelo presidente da Casa, Roberto Cidade.
Em discurso no Plenário Ruy Araújo, o desembargador Jorge Lins agradeceu pela importante homenagem do parlamento estadual e disse estar muito feliz, emocionado e agradecido com o esse reconhecimento público, diante da trajetória que cumpriu até aqui, em defesa da justiça e da democracia no estado do Amazonas.
“Recebo com muita emoção essa tão honrosa Medalha ‘Ruy Araújo’. Estou muito feliz por estar aqui hoje, nessa propositura concedida pelo deputado Belarmino Lins. Essa homenagem muito me orgulha e muito me motiva a continuar trabalhando em prol da minha cidade e dos jurisdicionados”, declarou o homenageado, expressando a sua gratidão a todos os presentes na cerimônia, em especial, ao autor da comenda, bem como ao autor da saudação.
Para o ex-deputado Belermino Lins, autor da propositura, é com afeto e gratidão que presta, em nome do povo do Amazonas, uma merecida homenagem ao desembargador Jorge Lins. “Homem cujo espírito público é gigantesco, com grande zelo profissional, sobretudo, pelos relevantes serviços prestados ao Estado do Amazonas. Uma pessoa, filho, amigo, um profissional de alto nível, um homem virtuoso e dedicado. Reforço dizer que é pelo conjunto exposto e por muito mais que o poder legislativo do Amazonas lhe presta aplausos. De pé, uma salva de palmas ao desembargador Jorge Lins”.
Já o deputado George Lins completou que essa é uma justa homenagem ao desembargador Jorge Lins, que recebe a maior comenda concedida pelo poder legislativo, diante de tudo o que construiu ao longo de sua trajetória na justiça amazonense. “Um magistrado com histórico de bons serviços prestados, sobretudo, no campo da Justiça Eleitoral. Sabemos que os desafios nessa área são muito grandes, de combater a desinformação, de garantir eleições justas e os direitos individuais de cada um. Portanto, é importante homenagearmos pessoas como ele, que fazem com que a justiça do nosso Amazonas aconteça de forma justa e equilibrada”.
Maior comenda do AM
A Medalha Ruy Araújo é a maior comenda concedida pelo poder legislativo estadual, por meio da Resolução Legislativa no 105/81. Ela é entregue a indivíduos que atuam nas áreas política, jurídica ou cultura, realizando ações que se revertem em benefícios para a população amazonense.
Também participaram da Sessão Especial, além de parlamentares estaduais, titulares da Procuradoria Geral do Estado (PGE), da Escola Superior da Magistratura de Amazonas; da Procuradoria Geral de Justiça do Amazonas, da Câmara Municipal de Manaus (CMM), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE), dentre outros.
Sobre o homenageado
Jorge Manoel Lopes Lins nasceu no dia 17 de maio de 1957, na cidade de Manaus (AM), sendo pai de três filhos. Graduado em Direito pela Ufam, iniciou sua carreira na área jurídica em 1977, ocupando os cargos de Assistente Judiciário, Escrevente Juramentado da Capital, Assessor Jurídico. Em 1985, foi nomeado para o cargo de Juiz de Direito, tendo titularizado as Comarcas de Boca do Acre, Anori e a 3ª Vara da Comarca de Parintins. Em Manaus, atuou nas 2ª, 3ª e 6ª Varas Criminais, titularizando a 7ª Vara Criminal e a 2ª Vara Cível.
Ele ainda exerceu os cargos de Juiz Auxiliar da Presidência e Juiz Auxiliar da Vice-Presidência. Foi promovido, por merecimento ao cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas no ano de 2011, tendo exercido as seguintes funções: presidente da Comissão Permanente de Jurisprudência; ouvidor-geral do Tribunal de Justiça do Amazonas; gestor da Casa de Justiça e Cidadania; diretor do Fórum Ministro Henoch Reis; presidente da Primeira Câmara Cível; presidente da Primeira Câmara Criminal; presidente da Segunda Câmara Criminal; vice-presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (2016-2018).
Como juiz Eleitoral, Jorge Lins atuou nas comarcas de Eirunepé, Envira, Boca do Acre, Pauini, Ipixuna, Guajará e Manaus. Como desembargador, exerceu o cargo de membro suplente do TRE/AM durante o biênio de 2018- 2020. Nos anos 2020 a 2022, exerceu o cargo de vice-presidente e corregedor do TRE/AM. Para o biênio 2022-2024, foi eleito presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas.