Sabores nativos da Amazônia são destaques na 16ª Conferência Anual da Ópera Latinoamérica (OLA)

Evento é inédito no Brasil e contou com a apresentação e degustação de frutos produzidos no Amazonas que são comercializados nas Feiras Regionais da ADS

O Governo do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento do Amazonas (ADS), participou, nesta quinta-feira (18/05), da 16ª Conferência Anual da Ópera Latinoamérica (OLA), para apresentar mais de 20 sabores de frutos produzidos no Amazonas, com a exposição e degustação destinado ao público do mercado da música lírica brasileira e internacional. A abertura oficial do evento foi realizada no Teatro Amazonas, no Centro da Capital, e a degustação no Palácio da Justiça, ao lado do Teatro.  A exposição dos produtos é uma parceria da ADS com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa. 

A presidente da ADS, Michelle Bessa, destacou que a degustação dos produtos regionais é uma oportunidade para afirmar que a maioria dos frutos têm potencial nutritivo e comercial, e que representa a valorização dos produtores rurais amazonense, que fazem parte das feiras e dos principais programas da Agência. 

“É com grande alegria que a ADS dar essa oportunidade ao público do mercado da música lírico brasileira, da cúpula da Ópera Latino América, a maior rede de teatros da América Latina e Espanha, e que eles possam conhecer nossos sabores oriundos das frutas que são cultivadas pelos nossos agricultores familiares”, destacou Michelle Bessa.  

Cupuaçu, açaí, tucumã, pupunha, banana pacovan e rambutan são alguns dos frutos nativos que fizeram sucesso ao paladar do público.  A graviola; castanha; maracujá do mato, banana prata; farinha de tapioca, farinha amarela; melancia, abacaxi, pitaya, macaxeira, cacau e ingá também foram degustados. 

A geleia de cupuaçu foi a preferida dos participantes. A presidente da Fundação Nacional de Artes (Funart), do Ministério da Cultura, Maria Marighella também apreciou as frutas. “Sou da Bahia, e estou presidenta da Funart, bom, e essas degustações foram uma tentação, eu adoro o Amazonas, o norte do Brasil, e já provei um monte de coisa, mas eu vou escolher a geleia de cupuaçu”, destacou.    

Os frutos nativos caíram bem ao paladar do Comunicador Social do México, Felipe Reyes. “ Os frutos que mais gostei foram o cupuaçu e o açaí, adorei”, destacou.  

Sobre o evento

O evento sediado em Manaus, no Teatro Amazonas, que acontece pela primeira vez no Brasil, busca ampliar o diálogo sobre os desafios na produção, modelos de gestão e possibilidades de coprodução e circulação de ópera na América Latina. 

Realizada no contexto do 25º Festival Amazonas de Ópera, a conferência na capital amazonense conta com participação da cúpula da Ópera Latino América, a maior rede de teatros da América Latina e Espanha, além de nomes de expressividade no campo artístico, cultural e econômico, entre os quais, a Chefe de Economia Criativa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Washington (EUA), Trinidad Zaldivar; o presidente da Academia Brasileira de Música (ABM), André Cardoso; o coordenador artístico da Orquestra Sinfônica Brasileira, Nikolay Sapoundjiev; secretários de cultura, turismo e profissionais da imprensa nacional e internacional. 

FOTO: Marcus Bessa/ADS