Prefeitura de Manaus cria protocolo de vacinação após denúncias nas redes sociais

Após várias denúncias através das redes sociais de alguns vídeos mostrando servidores da Saúde vacinando idosos sem o líquido na seringa, a Prefeitura de Manaus através da coordenação de campanha de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) criou um novo protocolo, que a partir de hoje quem for vacinado, o servidor da saúde que estiver vacinando terá que mostrar a seringa com o líquido para que não tenha nenhuma dúvida sobre a vacinação.
Denúncias já chegaram até a juíza Federal Jaiza Fraxe, que através do seu Twitter emitiu uma nota dizendo “Agora aplicam seringa vazia em idosos e ficam com as doses reais para supostamente aplicarem em fura- filas, parem com isso. Chega de fraude. A auditoria vai verificar tudo”.
A Prefeitura de Manaus divulgou uma nota de esclarecimento sobre o assunto.

Abaixo a nota da Prefeitura de Manaus:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura de Manaus esclarece que, em relação a um vídeo que circula nas redes sociais e aplicativo de mensagens, mostrando falha na aplicação da vacina em uma idosa, a coordenação da campanha de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), ao tomar conhecimento do fato, iniciou de imediato a apuração do caso.

O servidor responsável pela aplicação da vacina foi advertido, conforme estabelece o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Manaus, e reorientado a observar o correto funcionamento do material a ser utilizado.

O vacinador relatou que um defeito na seringa causou vazamento da dose aspirada. De acordo com a Divisão de Imunização do município, por falha de fabricação, as seringas podem, eventualmente, ocasionar a perda de líquido, tanto pela borracha do êmbolo quanto pelo canhão de encaixe da agulha.

A Prefeitura de Manaus reafirma seu compromisso de realizar todo o processo de imunização com transparência e urbanidade, razão pela qual todo o processo de vacinação já atendeu mais de 41,6 mil pessoas até às 16h desta quinta-feira, 4/2, sem que problemas tenham ocorridos.

Texto – Assessoria de Comunicação / Semsa

Foto – Divulgação