Prefeitura e UniNorte lançam aplicativo de atendimento remoto em saúde

Para fortalecer o atendimento em saúde à população durante a pandemia, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e o Centro Universitário do Norte (UniNorte) lançaram nesta terça-feira, 18/8, o aplicativo “Atende em Casa”, que presta orientações e recomendações a distância para pacientes confirmados e com suspeita das Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG), em especial da Covid-19.

O “Atende em Casa” foi desenvolvido pelo consórcio das empresas Pitang Consultoria, Sunrise, Brainy Resolution e Fábrica de Negócios, com infraestrutura do Google Cloud, por meio de investimento do grupo Ser Educacional, mantenedor do UniNorte.

Para o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, a plataforma é importante mesmo com a retomada gradual da rotina. “O ‘Atende em Casa’ garante o atendimento de forma efetiva, oportuna e com qualidade, expandindo o acesso dos usuários aos serviços de saúde”, avalia.

O serviço vai substituir o chat e será disponibilizado no endereço covid19.manaus.am.gov.br, por meio do qual o usuário, deverá clicar no banner “Atende em Casa” e informar dados de identificação pessoal e estado de saúde. Uma equipe multiprofissional estará a postos para realizar o atendimento por videochamada, em casos em que houver necessidade.

Conforme Magaldi, os operadores realizam treinamento contínuo com atualização dinâmica das informações, em um programa de educação permanente.

Para a reitora do UniNorte, Nilzete Santiago, a parceria com a Prefeitura de Manaus, por meio da Semsa, reafirma o compromisso da instituição de ensino com a sociedade amazonense. “Por meio desse aplicativo, o UniNorte contribui mais uma vez na prevenção e cuidado da saúde da população do Estado, ajudando a ampliar serviços que já são oferecidos pelos órgãos de saúde. Estamos aqui para somar esforços e auxiliar no que for preciso”, destaca a reitora.

Texto – Divulgação / Semsa / UniNorte

Foto – Divulgação / Semsa