Trabalho e qualidade de vida fazem amazonenses mudarem para Santa Catarina

O estado de Santa Catarina é conhecido por sua economia diversificada e oportunidades em setores como tecnologia, turismo e agronegócio

MANAUS (AM) –

Nos últimos anos, cada vez mais amazonenses buscam oportunidades profissionais no estado de Santa Catarina. Impulsionados a encontrar melhores condições de trabalho e crescimento profissional, essas pessoas têm migrado para o Sul do país com a expectativa de expandir seus horizontes e ter mais qualidade de vida.

O estado de Santa Catarina é conhecido por sua economia diversificada e oportunidades em setores como tecnologia, turismo e agronegócio e tem sido um destino atraente para esses profissionais. Além disso, o estado oferece um ambiente propício para o empreendedorismo e inovação, o que tem contribuído para atrair talentos de diferentes regiões do Brasil.

A amazonense Kamila Amoedo é jornalista e conta que o que a motivou a se mudar para Santa Catarina foi o fato de sua área de formação ser mais valorizada na região Sul do país.

“Aqui o mercado é mais diversificado e tem muitas oportunidades em todas as áreas. Em Manaus fui repórter durante um bom tempo, tive uns traumas devido à falta de segurança que tem na cidade, e por aqui optei por seguir outro caminho mais calmo”
A amazonense relata que não demorou muito para conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho. Ela ressalta que se especializou em marketing digital e começou a trabalhar em uma rede de supermercados.

“Me mudar foi uma decisão bem demorada, até porque eu estava em processo de formação da faculdade. Meu marido recebeu uma oportunidade para trabalhar em uma empresa aqui, ele veio em outubro de 2022 e eu somente em janeiro de 2023. Mas não posso negar, sinto muita falta da comida do Norte (risos)”, comentou Amoedo.

A empresária Arianne Aguiar também é a amazonense e mora em Santa Catarina desde o final do ano de 2018, após conseguir uma oportunidade de emprego em uma empresa metalúrgica de Florianópolis, que segundo ela, é uma cidade que tem muitas oportunidades, tanto de trabalho quanto de qualidade de vida.

“Manaus é uma cidade maravilhosa, mas existe uma certa limitação em relação ao crescimento profissional. Então, eu acabei enxergando novos horizontes pra cá. Nunca tinha vindo pro Sul do país, mas quando cheguei aqui foi tudo muito surpreendente. Conheci meu esposo. Começamos a morar juntos e depois de um ano, abrimos uma empresa própria”.
Atualmente, Arianne e seu esposo têm uma fábrica e uma loja de piscinas de fibra, aliando a parceria pessoal com a profissional. Para ela, as questões culturais e a saudade de amigos e familiares amizades pesam bastante.

“Eu construí a minha vida, tenho meu apartamento, tenho os meus cachorrinhos, que são as coisas mais maravilhosas da minha vida, então é isso. Mas nem tudo na nossa vida são mil maravilhas. É tudo cem por cento? Não! Mas a gente consegue levar de boa comparado a tudo que a gente tem de maravilhoso para aproveitar nessa cidade”, ponderou Aguiar.

A amazonense conta que sempre conversa com seus amigos em Manaus e fala para eles sobres os benefícios e possibilidades para quem busca oportunidades em outro estado do país.

“Você tem que ser forte, ter muita tranquilidade e sabedoria para lidar com essas adversidades. Porque às vezes a gente acaba enfraquecendo um pouco e querendo desistir de tudo, mas quando a gente olha pro lado bom das coisas, dá tudo certo”, destacou a empresária.

Por: Gabriel Lopes – Rios de Notícias

Fonte: riosdenoticias.com.br

Fotos: Divulgação